Onicomicose/Micose de Unha

ONICOMICOSE ( OM )

Doenças nas UNHAS causadas por fungos. Existem mais de 230 mil tipos de fungos, mas apenas 100 causam micose. Como eles estão em toda parte, praticamente todas ss pessoas ficam expostos a eles. Quando encontram condições favoráveis, como umidade e calor excessivos, os fungos se reproduzem e podem desencadear a infecção.FOTO 1 A onicomicose(OM) é causada primariamente por dermatófitos (grupo de fungos que invadem a região superficial ceratinizada do corpo humano e de animais, tais como a pele, pêlos e unhas) e outros fungos não dermatófitos. Entre os agentes fúngicos, os dermatófitos, particularmente Trichophyton rubrum, são os mais comuns desses  patogênico ou patógenos (que tem a propriedade de produzir uma doenças). As onicomicoses (OM) são as mais freqüentes das doenças das unhas, representando de 18 a 40% de todas as onicopatias (doença das lâminas ungueais).

O tempo de tratamento da onicomicose também é diferente. Como crescimento da unha é mais lento, cerca de oito meses para unhas dos pés e quatro meses para mãos, quando o fungo atinge a matriz, o tratamento leva em média 11 meses para pés e seis para mãos.

Os fatores de risco incluem antecedentes familiares, idade avançada, condições precárias de saúde, traumas, clima quente e úmido, uso de imunossupressores, banhos comunitários e calçados oclusivos.FOTO 2

Os principais tipos e subtipo de OM são:

Onicomicose Subungueal Distal e Lateral(OSDL):Tipo mais freqüente e constitui a forma típica de apresentação dos fungos dermatófitos, representando este ultimo em 99% do agente causador. E 1% restante são devidos a uma serie de fungos pertencentes principalmente a outros gêneros.FOTO 3

Onicomicose Subungreal Proximal (OSP): O mecanismo da invasão da unha por parte do fungo é através do eponiquio. A enfermidade se inicia de baixo da prega ungueal proximal e se estende a matriz. A placa ungueal se torna esbranquiçada.FOTO 4

Onicomicose Distrofica Total (ODT): Esta forma clinica representa o estado final e que pode chegar as três formas de onicomicoses, especialmente a OSDL, que seu crescimento em direção proximal pode chegar a destruir a totalidade da lamina ungueal até ao nível da lúnula.FOTO 5

Onicomicose Candida(OC): Candidíase pode acometer tanto as unhas dos pés quanto as unhas das mãos, manifestando-se como um edema eritematoso da prega ungueal (paroníquia)ou como uma separação da placa ungueal do seu leito (onicolise).FOTO 6

TRATAMENTO

As onicomicoses (OM), geralmente, necessitam de um período maior de tratamento. Para se obter sucesso no tratamento, o fungo deve ser totalmente eliminado da unha. Para que isto ocorra, a unha doente deve ser totalmente substituída pela uma saudável, livre do fungo. Como o crescimento da unha se faz de forma muito lenta, este processo demanda tempo: cerca de  12 meses para as unhas dos pés.

triângulo terapêutico para o tratamento
Podólogo, Dermatologista e Paciente, completam um triângulo terapêutico.

Dermatologista - faz o diagnóstico e se necessário poderá solicitar exames micológico direto ou cultural (com raspado de material da lesão), para confirmação laboratorial do agente causal que poderá consistir em medicações sob a forma de uso tópico (esmalte, cremes e loções) ou sistêmico (via oral), dependendo da intensidade do quadro.

Podólogo - faz uso de instrumentais apropriados, removendo com lixas, brocas ou produto químico a maior quantidade dos resíduos no CORPO DA UNHA contaminada pelos fungos que costumam ficar manchadas, descolada e esfareladas. Faz também a assepsia do local para aplicação do medicamento de uso tópico e orienta o paciente quando ao procedimento do tratamento diário. FOTO 7

Paciente -
A OM em geral é assintomática e os pacientes costumam buscar auxílio médico/podológico por razões estética. À medida que progride, pode causar dor e desconforto. A perda de auto-estima e de interação social também são morbidades relevantes.
É necessário manter boas condições de limpeza das unhas, evitar o uso de meias que criem ou mantenham o 'ambiente' úmido (meias de fio sintético), evitar calçados ou outros fatores que causem ferimentos nos pés, manter ambientes como boxes, beiras de piscinas, vestiários, etc limpos e na medida do possível secos, usar somente instrumentais para manicure limpos e esterilizados. deverá seguir o tratamento com persistência e seguindo orientações do Dermatologista e do Podólogo.FOTO 8 A onicomicose é de difícil tratamento por ser de longa duração. A eliminação dos fatores que favorecem o aparecimento e instalação da doença e a persistência, são fundamental para se obter sucesso.

ATENÇÃO:  Automedicação, geralmente com produtos inadequados, dificulta o tratamento. Siga corretamente a prescrição do seu médico e do podólogo. 23/04/2012

Prof° Pdgo Orlando Madella Jr

Colaborador no projeto de Inativação Fotodinâmica dos Micro - Organismo Causadores da Onicomicose, na equipe de pesquisadores do Laboratório de Biofotônica do Instituto de Física da Universidade de São Paulo de São Carlos (IFSC),São Carlos- SP”

Podólogo Orlando Madella Jr.
Av. Paulista, 807 - Conj. 1012
Fone: (11) 3266-4710